Avançar para o conteúdo principal

Comeste a sopa hoje??

Quando o tema é "ela não come"!

Bem, este é um dos temas que me acompanha desde que nasci, infância, adolescência e a fase adulta. Portanto é um tema que ainda lido mal.
Quando as pessoas, educadoras, auxiliares, avós, pai e mãe dizem "ela não come, é má para comer", alto lá... preocupo-me óbvio, fico insegura, sim, mas...

Nasceu mamou, amamentada em exclusivo até 6meses, iniciou a sopa e não lhe achou piada, viramos para o BLW, pais inseguros, achávamos sempre que o que comia não era o suficiente, mas o que é suficiente para ela? Ela lá saberá (eu tenho a filosofia, que bebês crianças sabem aquilo que precisam, e não somos nós adultos que sabemos). Li livros, falei com mães, com pediatra, ainda hoje. Sempre se manteve no seu percentil (baixo) e numa curva lenta, mas ao ritmo dela. Tem fases que come sozinha, outras ao colo, com ajuda, com música, a brincar,a...

Comia bem na escola agora não, come umas vezes bem em casa outras não. Falamos com ela, e acho que isso lhe trouxe maior pressão.
Chegar à escola e quase a primeira coisa que me disse foi "mamã sopa não, banana" (só lhe olhei disse "foi?" Dei um abraço e ignorei), parei e pensei CHEGA!!!!

Acho que recuei uns anos e revi-me nela, onde o tema comida me enervava, hora de jantar era tormento, em vez de algo confortante União e familiar, por isso tomei uma decisão, vou fazer um esforço, e RELATIVIZAR e pedir também aos que nos rodeiam que façam o mesmo, não vamos falar sobre este tema, não quero ouvir "como correu a escola, comeste a sopa????" A escola é sinônimo de comida???? NÃO,  a escola é brincadeira, amigos, alegria, cor, a comida faz parte, mas não é drama.

Vou aceitar a Constança como ela é. E ela sabe o que quer e o melhor para ela, vou confiar.
Olho para ela "de fora" e o que vejo??? Uma menina feliz, enérgica, faladora, sorridente, malandra, brincalhona, amorosa, não lhe vejo o peso ou a altura...

Porquê que só os bebês com peso a mais e a altura a mais são saudáveis???
Porquê que os bebés sao dignos de saudáveis se forem gordinhos, mas depois em criança/adolescentes/adultos, peso a mais já não é saudável??? (Estranho não é, para mim até não, não penso assim).

Só não quero que ela ache que ser magrinha ou pequenina seja sinônimo de menos na vida!!!!
Nunca!
Acredita, confia e ama-te tal como és (nunca me foi dito isto, mas acredito que seja um bom caminho❤)
O que os outros dizem, a eles lhes pertence.

Dito isto, eu igual a ti (ou não mesmo, tu és tu, e não vives os meus dramas, porque não vou permitir), aceito-te e juntas vamos comer tudo e mais alguma coisa quando te apetecer ❤


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hoje é Lua Cheia

Hoje surgiu um assunto ao qual achei interessante, direccionado à Mulher. Comparação entre a Mulher e a Camomila, pois é, "  A camomila, como uma metáfora para o que pensam sobre as mulheres, não é boba, fraquinha nem serve apenas para dar uma acolhida."  Pelo que falam a Camomila tem imensos benefícios. Camomila de seu nome original Matricaria que é igual a Útero, ou seja, a camomila serve de "tratamento" para todas as mulheres. E não serve só como chazinho, ele tem efeitos se for o chá bebido num circulo de mulheres, onde a energia feminina (uterina) é forte, essa "reunião" é a cura...(parece tolo, mas a mim faz-me sentido), ah e convém em fases de lua cheia ou lua nova. Porque será? mas faz sentido. Pensem comigo, o corpo da mulher grávida também não sofre mudanças com a lua, já os antigos contavam as luas e é verdade. Com lua cheia não costumam dar ondas grandes? a maré não enche? assim são as aguas da mulher grávida Por isso o Feminino, a cura

Quando nos apetece e fugimos à rotina

Rotinas é bom, dá-lhes segurança, conforto, e calma, mas às vezes sabe bem variar, fugir sentir asas e voar longe da dita rotina. Fugindo da rotina, mas ficando na rotina. Podemos fazer coisas diferentes mas as horas convém manter, temos ambas um relógio interno muito pontual. Em termos de hora de fome, hora do sono... e então essa parte é mais dificil de fugir (ainda) mas também, "deitar cedo e cedo erguer dá saude e faz crescer" e não é por ai. Ontem foi o dia da Criança decidi por ela, por enquanto posso, fui busca-la a escolinha, e viemos para casa, aquela hora o Sol ia bem alto, o calor apoderar-se dos nossos corpos, cabelos colados, e fomos para o banho ela não queria mas depois de me ver imitou-me (ultimamente é assim que consigo). Brincou com o carrinho de bonecos que a avó lhe ofereceu e delirou. Quase que não conseguia que fosse a rua, mas lá foi arrumar o carrinho no roupeiro (sitio que achou que devia ser...) e fomos.... Fomos ao parque onde é livre, brinca